Nesse post, vou falar sobre uma estratégia que uso e não abro mão em minha rotina de estudos: produzir fichamentos a partir das leituras que desenvolvo. Existem diversos tipos de fichamentos, mas o que mais gosto e, portanto, o que vou descrever aqui é o de citações diretas.
Para aqueles que ainda não sabem, curso Letras - Português e, nessa graduação, extensas leituras são exigidas sobre os mais variados temas e nas mais variadas áreas. Assim, é natural ter dificuldade na apreensão de tantos assuntos.
Inicialmente, meu maior desafio era memorizar o que cada autor e cada teoria defendia, a fim de utilizar esses conhecimentos em futuras produções. Dessa forma, para facilitar o processo, comecei a produzir fichamentos de todos os textos que lia, fossem eles artigos, resumos, livros...
Esses fichamentos não possuem mistério: consistem no ato de, ao longo da leitura, copiar trechos importantes dos textos, colocando-os entre aspas e assinalando a página. A partir dessas chamadas citações diretas, consigo não apenas saber do que aquela produção fala, como também utilizar tais recortes nas minhas produções futuras.
"Iza, então se trata de realmente copiar e colar partes do texto?"
No caso do fichamento que eu faço uso, sim. Existem outros tipos, como os de paráfrase, em que você reescreve as partes mais importantes com suas palavras; ou os que unem citações diretas a comentários do leitor. Cabe a você testar e descobrir aquele que lhe é mais útil.
No início, meus fichamentos eram feitos no computador. Porém, com o tempo, percebi que facilmente esquecia os aprendizados adquiridos com a leitura. Assim, passei a fichar os textos à mão, porque essa atitude me ajudava (e ainda ajuda) na tarefa de apreender as informações e retê-las na memória por mais tempo.
Sendo à mão ou digitado, é válido destacar que, para ser realmente útil, o fichamento precisa conter algumas informações básicas:
- título do texto lido;
- autor;
- ano de publicação;
- se possível, a referência desse texto;
- a citação entre aspas;
- a página da qual foi retirada a citação (na frente de cada citação transcrita).
E aí, gostou dessa dica? Faça o teste, produza fichamentos e me conte nos comentários se esse hábito o ajudou na rotina de estudos. ;)
Você deu uma aula!!👏👏👏
ResponderExcluirMuito obrigada, mãe! ❤️🙏
ExcluirAdorei 👏👏👏👏❤️
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado, noivo! ❤️🙏
Excluir