Depois de tanto tempo debruçados sobre um mesmo escrito, porém, torna-se difícil detectar erros, vícios de linguagem, trechos truncados ou incompreensíveis. Por isso a revisão é tão importante!
Caso você possa contratar um profissional para fazê-la, perfeito! Dessa forma, alguém externo ao texto, distante o suficiente do processo de escrita, poderá ajudá-lo a encontrar equívocos e, dessa forma, melhorar sua obra.
Caso não possa contratar alguém, entretanto...
A DICA É: busque se distanciar do texto por um tempo para, só então, revisar seu próprio escrito. Depois de alguns dias distante, seu olhar estará menos "viciado" e, assim, poderá detectar mais facilmente os equívocos que cometeu durante a escrita.
"Mas, Iza, para que revisar meu texto se o corretor já faz isso por mim?"
Os corretores ortográficos disponíveis em computadores ou celulares auxiliam na detecção de erros ortográficos, isso é fato. Porém, você sabia que existem equívocos que estão além da capacidade dos corretores de detectar?
Equívocos como:
❌ períodos longos demais, que causam confusão e fazem com que o leitor se perca;
❌ incompatibilidade de informações, quando se diz uma coisa e, em seguida, o autor acaba contradizendo a si mesmo;
❌ falta de lógica;
❌ termos faltando
Dentre outros.
Como afirma Machado (2018): "Um dos objetivos do revisor é encontrar e corrigir erros nos mais diversos níveis de leitura para que o leitor comum não tenha sua atenção desviada por decorrência de problemas de grafia, falta de lógica, palavras faltando, repetição de ideias, inadequações de tradução, entre outros".
Por isso a revisão é tão importante, seja ela feita por você ou por um profissional contratado.
Texto muito bom!!
ResponderExcluirObrigada!! 😍❤️🙏
Excluir