A Importância do Domínio do Gênero Textual

 


Antes de começar a escrever, é importantíssimo dominar o gênero que você produzirá. Sabe por quê? Existem muitos gêneros textuais na nossa língua! Cada qual com suas especificidades.

De maneira bastante resumida, cito dois exemplos:

i) o gênero bilhete possui características mais informais; geralmente é um texto curto, direto, que possui o objetivo de informar rapidamente seu leitor.

ii) o gênero artigo científico, por sua vez, é mais formal; é caracteristicamente uma produção mais longa, que exige um linguajar razoavelmente técnico, com maior descrição das informações e que possui como objetivo expor frutos de pesquisas, análises e reflexões desenvolvidas por especialistas.

Com essa descrição simples, é possível perceber o quão diferente é escrever um bilhete de escrever um artigo científico. Por isso, é preciso considerar o gênero antes de iniciar sua produção.

Suponhamos que você precise produzir um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Esse gênero específico faz parte do ambiente acadêmico, por isso segue, muitas vezes, as regras da ABNT, além de possuir um formato bastante fechado que precisa ser seguido, com resumo, introdução, justificativa, metodologia, desenvolvimento, conclusão, referências e outros tópicos que podem ser adicionados. Conhecer esses aspectos referentes ao gênero que você produzirá é o primeiro passo para iniciar sua produção, visto que, ciente dessas características, torna-se possível adequar, desde o início, o seu texto.

Além do domínio do tema, o domínio do gênero é um dos grandes responsáveis pela efetividade no processo comunicativo. Isso porque, atendendo ao que se espera de um gênero, o autor atende, também, às expectativas de seu interlocutor. Dessa forma, dedique um tempo ao estudo do gênero textual antes de se dedicar à escrita da sua obra.

Comentários

Postar um comentário